Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Açafrão propriedades

SÁBADO, 7 DE MAIO DE 2016

Açafrão-da-terra-Riquezas da Bahia.

Antes de mais nada, vamos esclarecer um detalhe importante: açafrão-da-terra não é a mesma coisa que o açafrão de pistilos da planta, tão comum na culinária espanhola. 




































O Açafrão-da-Terra a (Curcuma Larga) conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). 
Dela se obtém uma especiaria homônima que é o componente do tempero pó de caril. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos. Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.
O açafrão-da-terra, também conhecido por cúrcuma ou açafrão da Índia, vem da mesma família do gengibre - é tão parecido que é chamado também de gengibre amarelo - e é o principal ingrediente do famoso curry indiano. 
A lista de propriedades medicinais é tão grande que vale muito a pena ter este tempero amarelo brilhante entre os temperos da sua cozinha. Uma pitada de açafrão no arroz, no feijão e em qualquer prato com molho dá um colorido e uma sabor a mais. 

Considerado um grampo na culinária do sul da Ásia e parte integrante da medicina chinesa e Ayurveda durante milhares de anos, açafrão está finalmente recebendo a atenção que merece, no oeste. Este poderoso pouco de tempero vai muito além de adicionar sabor a curries e dando mostarda amarela sua cor brilhante. Ele vem também com propriedades curativas, graças à curcumina, seu ingrediente ativo. Este composto benéfico transforma açafrão em uma potência nutricional, auxiliando em tudo, desde a redução do risco de doença cardíaca para manter nosso cérebro afiado. 
Confira essas cinco razões para adicionar açafrão à sua dieta. 
1. Cúrcuma reduz os Processos Inflamatórios:
Há uma razão pela qual as terapias alternativas há muito tempo vira-sem para o estudo do açafrão, pois pesquisas mostram uma maneira natural para reduzir a inflamação no corpo. 
A inflamação é a causa subjacente de doenças crônicas, isso significa que a cúrcuma pode ajudar a proteger-nos de doenças que vão desde diabetes para doenças auto-imunes. 
Provando que a natureza sabe o que está fazendo, a pesquisa constatou que a cúrcuma é mais eficaz do que muitas drogas over-the-counter em combater a inflamação, incluindo aspirina e ibuprofeno. 
2. Livre do Alzheimer:
Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios da cúrcuma, também foram exibidas para aumentar a função cognitiva em pessoas com doença de Alzheimer. 
Isso porque a curcumina em açafrão é capaz de romper as placas que se formam no cérebro dos indivíduos com a doença de Alzheimer, melhorar a memória em geral. 
Em pacientes de Alzheimer experimentam irritabilidade, agitação e ansiedade, regularmente tomar cúrcuma aliviou os sintomas, aumentando a qualidade de vida. 
3.Protege contra a doença cardiovascular:
O acúmulo de colesterol "ruim", protegendo o organismo contra o acúmulo de placas, também conhecido como aterosclerose, que pode bloquear as artérias e, eventualmente, levar a um ataque cardíaco ou derrame. 
Além disso, a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca e poderia impedir ritmos cardíacos anormais - falar sobre uma adição saudável para o coração para a mesa de jantar! 
4. cúrcuma pode impedir que o câncer:
Pode parecer leviano, mas ha muita investigação sobre a capacidade da cúrcuma para prevenir ou tratar o câncer e é bastante promissor. 
Um pequeno estudo de pessoas com alterações pré-cancerosas em seu corpo descobriram que a curcumina pareceu prevenir o câncer se desenvolva. 
Testes feitos em ratazanas expostas a substâncias que causam cancro, aqueles tratados com açafrão foram protegidos contra os cancros do cólon, da pele e do estômago. 
5. Cúrcuma também poderia ser a resposta na prevenção da diabetes seu desenvolvimento:
Um estudo randomizado, controlado com placebo entre os pré-diabéticos deu aos participantes, quer extrato de curcumina ou um placebo por nove meses. No final do estudo, nenhum dos indivíduos dada curcumina desenvolvido diabetes tipo 2, apesar de 16 por cento do grupo placebo fez. 
Também foi comprovado para melhorar a função metabólica e reduzir o acúmulo de placas em pessoas com diabetes tipo 2, reduzindo o risco de doença cardiovascular. 
É claro que a cúrcuma é ótimo para os nossos corpos. 
Mas quais são as melhores maneiras de aproveitar os benefícios da especiaria? Cúrcuma é mais comumente vendido como um pó no corredor da especiaria ou como uma raiz, que pode ser ralado como o gengibre. 
Tente adicioná-lo aos seus manhã ovos ou tempero legumes torrados com ele. Cúrcuma é especialmente saborosa com couve-flor, feijão verde e batatas. Polvilhe-a no topo de sopas ou use cúrcuma fresca em sucos verdes ou chás. Gosto de misturar açafrão cru em saladas, embora eu também tomá-lo como um suplemento diário para garantir que recebo a minha dose diária! Se você está procurando uma maneira totalmente natural para embalar um perfurador de cura para a sua dieta, cúrcuma é um ótima opção.

Fonte: blog sossego da flora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário