Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades


Resultado de imagem para rabanete  


fonte: Mundo  boa Forma


Propriedades Nutricionais do Rabanete


Em 100g do alimento:
  • Energia: 16 calorias
  • Carboidratos: 3,4 g
  • Proteínas: 0,7 g
  • Gorduras: 0,1 g
  • Fibras: 1,6 g

E nutrientes como fibras, proteínas, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina K em sua composição

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Veremos agora como o rabanete pode ajudar a saúde e boa forma. Os benefícios do rabanete são surpreendentes.

1 – Combate ao câncer

O rabanete possui um composto chamado isotiocianato que já foi apontado como uma substância eficiente no combate de alguns tipos de câncer.
Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Jawaharlal Nehru, na Índia, fizeram um experimento em que várias partes do vegetal foram testadas em células cancerígenas de seres humanos. A conclusão dos cientistas foi que componentes tanto da raiz quanto do bulbo do rabanete afetam essas células, o que pode contribuir para a sua destruição.

2 – Perda de peso

Para quem deseja restringir as calorias de sua dieta para perder peso, o rabanete é uma ótima aquisição para os cardápios das refeições. Como vimos no início do texto, além de ser pobre em calorias, ele fornece diversos nutrientes que o corpo precisa para funcionar direitinho.
Além disso, o vegetal é fonte de fibras, que promovem a sensação de saciedade ao organismo e ajudam a controlar o apetite e, por consequência, a diminuir a ingestão de calorias. Ele ainda possui um índice glicêmico considerado baixo, o que significa que sua digestão é mais demorada e que ele não causa picos e quedas bruscas na taxa de glicose no sangue, o que geralmente estimula a fome e também é vantajoso para pessoas que sofrem de diabetes.

3 – Ajuda no tratamento da icterícia

A icterícia é causada pelo acúmulo de bilirrubina no corpo, uma substância amarelada formada através da morte dos glóbulos vermelhos do sangue e produzida na bile. Podemos dizer que um dos benefícios do rabanete é ajudar no tratamento da doença por conta de sua ação desintoxicante que purifica o sangue e elimina toxinas e resíduos desnecessários.

4 – Auxílio a problemas urinários
Com isso, ela remove a bilirrubina, mantendo seus níveis sob controle, e diminui a quantidade de glóbulos vermelhos que são destruídos no organismo. 
Outro dos benefícios do rabanete é que ele possui efeito diurético, ou seja, estimula a liberação de urina, o que é ótima para quem sofre com dificuldades para fazer xixi. Ele também cura a inflamação e a sensação de queimação que pode surgir na hora de urinar.
Ao promover uma ação de limpeza nos rins, o alimento previne o surgimento de infecções nos órgãos e no sistema urinário.

5 – Saúde cardiovascular

O rabanete possui antocianinas em sua composição, substâncias com ação antioxidante que já foram associadas à diminuição do surgimento de doenças cardiovasculares. Além disso, o seu consumo está associado a redução da homocisteína, uma substância que aumenta o risco do desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

6 – Faz bem ao funcionamento do intestino

Por ser rico em fibras, o vegetal melhora o volume dos movimentos intestinais, o que traz alívio quanto aos sintomas da prisão de ventre. Outro benefício do rabanete nesse sentido é que ele combate o intestino solto.
Além disso, o alimento estimula a produção da bile, um fluido produzido no fígado que participa do processo de digestão de gorduras e absorção de nutrientes e ajuda a proteger o fígado e a vesícula biliar.

7 – Sistema respiratório

O rabanete combate a congestão do sistema respiratório, o que reduz problemas como a irritação do nariz, pulmões e traqueia em decorrência de alergias, resfriados e infecções. Por ser fonte de vitaminas, ele ainda auxilia o sistema respiratório na proteção contra futuras infecções.
Ele também colabora com a eliminação do excesso de muco e alivia dores na garganta.

8 – Pressão arterial

O alimento é fonte de potássio, um nutriente que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que diminui a circulação sanguínea e, por consequência, a pressão arterial. O rabanete também é fonte de nitratos, que são convertidos em óxido nítrico no organismo e dilatam os vasos sanguíneos e diminuem as chances de que haja formação de coágulo no sangue.

9 – Pele saudável

O vegetal possui um alto teor de água, o que ajuda a manter a hidratação da pele. Vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo e zinco também fazem bem à saúde da pele e estão presentes no rabanete.

10 – Tratamento da febre

Um dos benefícios do rabanete está ligado à febre. É que ele consegue abaixar a temperatura corporal e alivia as inflamações que acompanham a febre. Uma dica de remédio caseiro com o rabanete para tratar o problema é preparar um suco a partir dele e misturar com sal preto.

11 – Trata mordidas de insetos

O rabanete tem ação antipruriginosa, ou seja, combate a coceira em excesso que pode ser causada por mordidas de insetos. O suco preparado a partir do alimento ainda ajuda a reduzir a dor e o inchaço e traz suavidade à região do corpo que foi afetada.

12 – Sistema imunológico

Ele é fonte de vitamina C, um nutriente que estimula a eficiência do sistema imunológico ao fornecer antioxidantes e estimular a produção de glóbulos brancos que são importantes para o mecanismo de defesa do corpo contra problemas que vão desde resfriados até o câncer.

13 – Saúde do fígado e da vesícula biliar

O consumo regular de rabanetes protege o fígado e a vesícula biliar contra o aparecimento de úlceras e infecções. O alimento ainda é visto como fundamental no tratamento da esteatose hepática, uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura dentro das células do fígado e, graças ao seu sabor picante, aumenta a secreção da bile no fígado.
A bile é um componente líquido produzido no interior do fígaro que é responsável pela digestão de gorduras e absorção de nutrientes oriundos dos alimentos consumidos.

14 – Ganho de massa muscular

O rabanete é uma boa opção de vegetal para acompanhar uma refeição que visa o ganho de massa muscular por ser fonte de proteínas, um elemento essencial para a construção e reparação dos músculos.
Além disso, o vegetal também pode ajudar no fornecimento de energia para o treino, por se tratar de uma boa fonte de carboidratos, já que possui um baixo índice glicêmico.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/14-beneficios-do-rabanete-para-que-serve-e-propriedades/#R6U4UGdLTb2VQrlZ.99

Nenhum comentário:

Postar um comentário