Pesquisar este blog

domingo, 7 de fevereiro de 2016

O abiú é uma fruta

Resultado de imagem para fruta abiu amareloO abiú é uma fruta que possui um nome bem diferente, ela é uma fruta nativa do Brasil e que vem ganhando mais conhecimento devido ao seu valor nutritivo. Essa fruta tem sido muito exportada e além do seu valor nutritivo, ela possui diversas indicações terapêuticas e medicinais.
O abiú, conhecido cientificamente como Pouteria caimito ou Lucuma caimito, é uma planta que pertence à família das Sapotaceae. Conhecida popularmente como abieiro, é uma planta originária da região amazônica, próximo às encostas andinas do Peru e do oeste da Amazônia. O abiú, que é o fruto desta árvore, pode ser encontrado em estado silvestre por toda Amazônia e é cultivado em quase todo Brasil.

Características

Resultado de imagem para fruta abiu amareloA árvore do abiú pode chegar a atingir 10 metros de altura, seu tronco é irregular, de casca áspera, com ramos novos e pilosidade ferrugínea. Suas folhas são simples, lisas e muito brilhantes, com 5 a 20 cm de comprimento. As suas flores são solitárias, com pétalas de coloração amarelo avermelhada ou branco esverdeada.
A fruta, chamada de abiú é uma baga, globosa ou oblonga. Possui látex que coagula com o ar, sua casca é lisa e amarela quando está madura. O fruto pode ter de 1 a 4 sementes escuras com uma faixa mais clara em um dos lados, sua polpa é branca ou amarelada, mucilaginosa, comestível e adocicada.

Propriedades e benefícios

Entre as principais propriedades do abiú podemos citar: adstringente, desinfetante, emoliente, amarga, nutriente e tônico. Possui as vitaminas B1, B2, B5 e C, sais minerais como o cálcio, fósforo e o ferro.
Esse fruto pode ser utilizado no tratamento de anemia, diarreia, disenteria, dor de ouvido, malária, otite, sapinho de boca de criança, terçol, pneumonia, bronquite, desnutrição, afecções pulmonares. A casca da planta é antidisentérica e baixa a febre. O azeite extraído das sementes é utilizado em inflamações na pele.

Usos

  • Para terçol você deve usar 1 ou 2 gotas do chá em cada olho.
  • Para otites e otalgia use compressas mornas do chá.
  • Os frutos são usados “in natura” podendo ainda fazer suco, sorvetes, doces e geleias.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o momento não foram registrados relatos de contraindicações nem de efeitos colaterais para o uso do abiú, porém o consumo em excesso pode vir a causar danos.
FONTE: http://beneficiosdasplantas.com.br/abiu-beneficios-e-propriedades-dessa-planta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário